quinta-feira, 13 de maio de 2010

Servindo de inspiração

por CAROLINA MOTTA

A revista Goodyear começou suas publicações, diferente da revista “Notícias Goodyear”, que existia nos anos 50, pois tinha recursos de inovação e competência e um aumento na qualidade textual e visual, que sua antecessora não possuía.
A Goodyear, por sua vez, não influenciou na elaboração de uma linha editorial, mas se tinha a ideia de fazer uma revista como a “Realidade” e é daí que vem a inspiração. Então, a revista Goodyear se espelhou editorialmente na revista Realidade, já que desejava aumentar a abrangência das publicações.
Para homenagear, a revista Goodyear publicou, em uma de suas edições, uma matéria sobre sua revista inspiradora. Na matéria, a Realidade era tratada como “a revista que deixou um legado para a história da imprensa brasileira” e que “até hoje é discutida nas faculdades de jornalismo, enquanto a maioria os repórteres reconhece: nunca foram tão felizes!”.
Ainda se explicava que o nome da revista Realidade era dado pelo cenário principal feito por ela, que tratava de realidade. Pautas relacionadas à família eram contínuas. O feminismo, o aborto, a contracepção, o divórcio, os jovens transviados, a Igreja eram temas abordados de forma aberta, fazendo que o leitor tomasse posição. Claro que também tinha espaço para relatar sobre a economia, a política, a sociedade em si e visões de mundo.
A Goodyear ainda fazia homenagens à publicação da revista, que virou a principal referência no mundo acadêmico, multiplicando o número de discussões em faculdades, principalmente de Jornalismo. E ainda mostrava como a sociedade reagiu a essa revista pioneira e a reação dos leitores às matérias publicadas, já que a revista tinha matérias polêmicas.

Para ler mais sobre a Revista Goodyear, entre no blog http://arevistagoodyear.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário