quinta-feira, 20 de maio de 2010

Revista TAM e Revista Realidade

por ROBERTA HOERTEL

As páginas do palhaço Arrelia, citadas no post anterior, já haviam feito sucesso na época em que foram publicadas. Muito bem boladas, foram mais uma prova da qualidade que a Revista havia se proposto a levar aos leitores. O resultado de toda essa qualidade pode ser visto 42 anos depois.
Em fevereiro de 2008, a Revista TAM nas Nuvens trouxe uma matéria com Marcos Casuo, palhaço brasileiro do Cirque du Soleil. Inspirada pela Realidade de 1966, a Revista da TAM tentou diagramar suas páginas no mesmo molde da matéria com Arrelia.
Nas duas primeiras duplas vinha a foto de um homem sério, de braços cruzados, com a seguinte frase: “Você chamaria este cara de palhaço?”. A dupla seguinte trazia o mesmo homem, já vestido de palhaço, e a resposta à pergunta da página anterior: “Pode chamar, sem nenhum problema. Ele é um palhaço mesmo”.
A ideia de diagramação das páginas, utilizadas em ambas as matérias, foi a mesma. A diferença entre as duas revistas foi apenas a característica que ressaltaram sobre cada palhaço. Enquanto a Realidade quis mostrar o lado sério e respeitoso de um homem de meia idade, a Revista TAM privilegiou o porte físico de Casuo.

Um comentário:

  1. Excelente postagem ! Como leitora da revista realidade fico feliz em ver alunos de Comunicação resgatando a história do que houve de melhor no Jornalismo brasileiro.

    Já está nos meus favoritos !

    ResponderExcluir