segunda-feira, 24 de maio de 2010

Revista Realidade na edição especial da Veja

por VANESSA OLIVEIRA E CAROLINA MOTTA

Saiu na edição especial da Veja essa semana.


A revista faz uma referência a Revista Realidade de janeiro de 1967, apreendida pelo Juizado de Menores. Para representar quatro décadas de mudanças de comportamento, a Veja traz novamente o assunto da Revista Realidade daquela época: "A mulher brasileira, hoje". Antes, porém, ela busca entender por que a Realidade foi tirada das bancas.
Toda a edição da revista de 67 é o retrato mais completo da mulher brasileira. Foram seis meses de reportagens e uma pesquisa encomendada ao Inese (instituto de pesquisa da época), que entrevistou 1 200 mulheres para entregar um panorama do país feminino. Foi uma espécie de fórmula desse modo de fazer jornalismo.Um modelo de tratar de questões do comportamento.
Para essa edição especial da Veja, criada dois anos depois da Revista Realidade, o leitor pode encontrar as respostas a uma parte das perguntas feitas por REALIDADE na pesquisa publicada na edição de janeiro de 1967, às mesmas questões repetidas em 1994 por VEJA e agora, em 2010, em uma enquete realizada pelo Ibope Inteligência.
Toda essa comparação ajuda a entender os avanços da posição da mulher na sociedade brasileira.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vocês estão se superando a cada dia! Excelente trabalho de pesquisa e dedicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse blog! Adorei. Minha primeira visita de tantas outras que farei. Estarei sempre por aqui dando uma espiadinha.

    ResponderExcluir