sexta-feira, 21 de maio de 2010

Revista Realidade e o Prêmio Esso

por CAROLINA MOTTA

Criado, em 1955, com o nome de "Prêmio Esso de Reportagem", o Prêmio Esso de Jornalismo é o mais importante e tradicional programa de reconhecimento de mérito dos profissionais de imprensa do Brasil e está completando 55 anos de existência ininterrupta.
Dividida em diversas categorias, o conjunto de premiações é concedido aos melhores trabalhos publicados anualmente, segundo avaliação de comissões de julgamento integradas exclusivamente por jornalistas renomados ou profissionais de comunicação.
De 1955, até os dias de hoje, concorreram ao Prêmio Esso mais de 27 mil trabalhos jornalísticos. Para os profissionais de Imprensa, a conquista de um Prêmio Esso constitui elevada distinção, não só por sua tradição mas, principalmente, pelas características de independência e credibilidade do programa, construídas e mantidas ao longo de mais de cinco décadas.
A Revista Realidade, com um time de jornalistas de primeira linha, foi premiada oito vezes pelo Prêmio Esso. Sendo esses:

1966 - Prêmio Esso de Reportagem - Autor: Luiz Fernando Mercadante - Título: "Brasileiros, Go Home"

1967 - Prêmio Esso de Informação Científica -Autor: José Hamilton Ribeiro - Título: "Uma vida por um rim"

1967 - Prêmio Esso de Reportagem - Autor: Roberto Freire - Título: "Os Meninos do Recife"

1968 - Prêmio Esso de Reportagem - Autor:  Eurico Andrade - Título: “Eles estão com fome”

1968 - Prêmio Esso de Informação Científica - Autor: José Hamilton Ribeiro - Título: "De que morre o Brasil"

1969 - Prêmio Esso de Informação Científica - Autor: Marcos de Castro - Título:"Marcinha tem salvação: amor"

1972 - Prêmio Esso de Melhor Contribuição à imprensa - Autor: Revista Realidade - Título: Edição Especial sobre a Amazônia

1973 - Prêmio Esso de Informação Científica - Autor: José Hamilton Ribeiro - Título: "Seu corpo pode ser um bom presente"

2 comentários:

  1. Bingo! Bom post curto. Aproveitou o encontro com o Ruy, né? Poderia desenvolver mais. Tente conseguir o texto ou o limk dessas reportagens, fale dos autores etc.

    ResponderExcluir