sábado, 22 de maio de 2010

Reportagens premiadas da Revista Realidade

por VANESSA OLIVEIRA

   Foto: Manoel Marques - Revista Brasileiros
José Hamilton Ribeiro é um premiadíssimo jornalista brasileiro. Trabalhou na Folha de S. Paulo, nas revistas Quatro Rodas e Realidade. Nessa última, chegou em 1966 e ficou por sete anos como editor-chefe. Ganhou três prêmios Esso de Jornalismo: em 1967, 1968 e 1973.
Na capa de uma edição histórica da Revista Realidade está estampada a foto de José Hamilton, quando, como enviado especial à Guerra do Vietnã, se misturou com o tema e se tornou vítima de uma mina terrestre. Na ocasião, perdeu a perna esquerda na explosão.
Em 1969, o jornalista escreveu um livro sobre a cobertura do mesmo conflito, O Gosto da Guerra, e ganhou mais um Prêmio Esso, desta vez na categoria jornalismo individual.
Hoje, como repórter e editor do programa Globo Rural, continua fazendo grandes reportagens.


Na Revista Realidade, em 1967, ganhou o Prêmio Esso na categoria Informação Científica com a reportagem "Uma vida por um rim". Essa abordava o avanço das cirurgias renais que eram feitas em São Paulo e contava a história e o contexto do primeiro transplante de órgão brasileiro. A reportagem relata desde a pessoa que doa o rim até aquela que recebe. Ela também narrava o trabalho dos médicos para realizar um transplante e a suas dificuldades. (Ao lado, capa de 1967 da Revista Realidade)
                                                                                                          
Em 1968, também na Revista Realidade, foi premiado na mesma categoria com a reportagem "De que morre o Brasil". O texto de José Hamilton trazia um estudo sobre as endemias, mas ia direto ao ponto: “só 43% da população brasileira chegam aos 60 anos. E as estatísticas dizem que dos nossos 80 milhões de habitantes, apenas cinco milhões não carregam uma ou mais espécies de parasitas no organismo.”. A matéria abordava a quantidade de cachorros abandonados nas ruas e consequentemente, a proliferação da Leishmaniose através deles. (Ao lado, capa de 1968 da Revista Realidade) 

Com o título “Seu corpo pode ser um bom presente”, a reportagem de 1973, deu ao jornalista o seu terceiro prêmio na Revista Realidade. Relatava a história de pessoas que necessitavam de um transplante de órgãos. A matéria trazia informações de quantas pessoas aguardavam na fila de transplante e também, alertava a população sobre a importância da doação.

No ano de 1972, José Hamilton Ribeiro foi enviado pela Realidade, junto com o restante da equipe, para fazer uma edição especial da revista na Amazônia. Após mais de um ano de trabalho, a matéria foi publicada e considerada como o maior acontecimento jornalístico do país. Nesse ano, a Revista Realidade faturou o Prêmio Esso de melhor contribuição à imprensa. A reportagem trazia dados sobre as pessoas e os contrastes da região amazônica. (Ao lado, anúncio publicado na revista Realidade de 1972 em edição especial sobre a Amazônia)
O próprio José Hamilton Ribeiro escreveu o livro "O repórter do século" em que reúne suas sete reportagens ganhadoras do Prêmio Esso. Boa parte do livro está disponibilizado (legalmente) no Google books Clique aqui para conferir.                                                                 

6 comentários:

  1. Bingo! Tô gostando de ver. Conseguiram falar com ele?

    Quase 1000 visitas. Vamos em frente. Torço para que vcs se tornem referência nas pesquisas sobre a revista.

    ResponderExcluir
  2. Já viram o encarte da Veja dessa semana?

    ResponderExcluir
  3. Meninas e menino...rsrs. Estou adorando ver a dedicação de vocês! Estou sempre por aqui. Excelente essa matéria. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Gostei. Numa época de ócio andei digitando uns textos de alguns artigos. Se quiserem passem no meu emailm que encaminho ara voces. Lembrei, porque tenho uma do Jose Hamilton Ribeiro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sergio.
    Sua contribuição irá ajudar muito.
    Você pode mandar um email para csxmotta@gmail.com ou nessa.jornal@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Procuro exemplar da Realdade sobre a Amazônia que publicou matéria de Jean Solari e Edgard...(se não me engano). Começa assim: Edinaldo Mota, locutor da Rádio Rural de Santarém, de bermuda e sandália japonesa começa pausadamente as mensagens para o interior...Qualquer informação motaedinaldo40@gmail.com.

    ResponderExcluir