sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Leituras da Revista Realidade"

por CAROLINA MOTTA E VANESSA OLIVEIRA

Letícia Nunes de Moraes é formada em Jornalismo pela PUC-SP e em História pela USP. Escreveu um livro chamado “Leituras da revista Realidade”, resultante de sua dissertação de Mestrado. Sob a perspectiva da História Cultural, a autora se propõe a analisar a recepção dos meios de comunicação, por meio da revista Realidade, apoiando a ideia do relacionamento da publicação com os leitores e retratando o jeito como estes reagiam às matérias veiculadas - em sua maioria de grande impacto, e não raro, escandalizando certos setores da sociedade. “Desvelando um mundo dialético em que, nem sempre, o desejo da revista vai ao encontro das aspirações de seus leitores que reclamam, contestam, exigem”, (MORAES, 2007:15).
A participação do leitor é mostrada claramente pelas mais de 700 cartas analisadas pela autora, publicadas na seção “Cartas dos Leitores”. Assim, Letícia assegura compreender “como a revista queria ser lida e como de fato era lida”, (MORAES, 2007:18). Todas as cartas eram datadas da primeira (e mais importante) fase da revista, que vai de seu surgimento em abril de 1966 até a instituição do AI-5 pela ditadura militar em dezembro de 1968.
O livro desperta algumas reflexões no leitor, além de ajudar entender como e o quê tinha essa revista para que edições com tiragens de 200 mil exemplares se esgotassem em apenas três dias.
Vale a pena conferir ...

Um comentário:

  1. Muito bom! Fiquei até curioso e com vontade de ler esse livro.
    Parabéns pelo blog de vocês. Abraço.

    ResponderExcluir